sábado, 18 de dezembro de 2010

diferenças

Agora há dias assim...
Em que só apetece fazer. Sair, empreender nem que seja em ideias, mexer, escolher, passar o tempo com coisas boas sem chegar ao fim do dia com aquele sabor de "passou mais um dia. ponto."
Quero mais passar pelos dias, não os quero a passar por mim.
Quero gritar por alguém se for preciso e eu não quiser estar sozinha.
Ter direito a isso, a mais e mais...
O ardor passou,
O corpo hoje não me faz lembrar nada porque o frio é tanto que não sou a única a senti-lo... há essa comunhão, ainda bem...
Ao mesmo tempo o mundo ainda está lá fora e eu mal saio da redoma para continuar o percurso lá fora.... Aí há regras. "Ainda não".
está bem, mas 'ainda não' até quando?
Pareço uma miúda a fazer birra: "mas eu quero..."
Mais uma vez a Graça de Deus vem dar-me ajuda...cumpro as regras todas e tenho mais um alento para me deixar estar a recuperar... estou a fazer coisas que gosto...tudo com calma, a calma que me pede...

5 comentários:

Anónimo disse...

e aprendi a alegria do Natal, mesmo com a comida e com a comida: claro que qdo saí do internamento tive o cuidade de perguntar como me comportar em festas como o Natal e a equipa formidavelmente e com toda a paciencia explicou a mim e a outras meninas que preparassemos nos 2 dias de festa um pratinho de doces com umas 3, 4 ou 5 mini fatias, com um cha e pronto ficariamos bem... nada de contar calorias, nem pensar, isso ficou proibido logo no 1º dia.. pricipal é nao comer doces todos os dias, mas nas festas um prato de sobremesa com doces nao faz mal nenhum.. tive medo no 1º ano e ainda hj confesso que tenho algum receio dos doces.. mas se pensarmos sempre no que foi o nosso inferno da doença, acho que qq sacrifico vale a pena..portanto teqas esse medo que sentes, o que eu ainda possa sentir acho que é um Medo positivo como ja te disse, pk nos faz caminhar sempre na direcçao "contrária ao voltar atrás"! E tb mais uma coisa qu eaprendi com a equipa como tb contei nos foruns do clix: "ter tentaçoes é normal, dificil é resistir e é isto o mais importante pk é o unico caminho que nos leva à felicidade" foram estas aspalavras da drª dulce qdo regressei do m 1º fim de semana passado "em liberdade" (fora do hospital), à prova ainda, e ao olhar para as comidas que eu considerava proibidas - q hj sei que nao sao, pois na ha nada proibido - fiquei tentada a compra-las, mas g. a Deus dei meia volta e nao comprei nada, cumprindo a dieta que na altura me estava estipulada.
Desculpa ter escrito tanto, mas tb vou ficar sem net a partir de amanha e quis "partilhar" ctg estes meus sentimentos de Natal, Natal de alguem que ja soube o quanto doi olhar natal, mas nao sentir o Natal! Hoje sinto, vivo e tento levar o Natal a quem nao o sente..
Bj e abraço do tamanho do mundo! Mta Paz e Amor para ti e todos que tens em teu coraçao!
Igualmente para as minhas amigas com quem falava no CLIX! Queria mt que tb lessem tudo isto, pk nao podem sentir-se sós com a doença, mais a mais nesta altura..Desculpa usar o teu blog!
Raio Verde/AB

Anónimo disse...

Teqas desculpa, mas a msg que deixei ficu coirtada, só ficou postada a ultima parte, a ver se reconstruo a 1ª parte que era enorme...

o que comentava era o teu "até quando".. até a tua médica dizer que é a altura de caminhares por ti propria, como que um bébé que deixa a mão dos pais e começa a andar sozinho, 1º meio a cambalear e depois todo cheio de firmeza e segurança. Foi essa a linda metáfora que a Drª Dulce Bouça usou para connosco logo nos 1ºs dias de internamento. E se ja andaste tanto tempo mergulhada num submundo a preto e branco, cujo unico objectivo era sobreviver à doença, agora que te surge um mundo colorido, com objectivos, sonhos, não podes perder a oportunidade de o agarrar com unhas e dentes.. e para isso vais ter que fazer tudo para te manteres calam e cumprir tudo, e acho que pela 1ª vez te vou poder desejar Alegria no Natal, pk so nós sabemos o significado negativo que esta época festiva tinha para nós pela abundancia da comida, da qual so queriamos fugir. Graças a Deus depois de mts anos de ausencia de Natal, de luzes exteriores a contrastar com a minha escuridão de alma, da minha sensibilidade tb ja doente que só conseguia ouvir gritos de fome vindos dos 4 cantos do munco qdo todo o mundo que me rodeava hipocritamente apaziguava a sua consciencia com uma caridadezinha domestica e eu pp metia fora a comida. Mas qod percebi que este ultimo "pecado", nao era pecado (dito pela m medica e tb por um sacerdote que em tempos quase me salvou a vida, na altura em que conheci tb a drª ducle, por estar à beira do abismo mesmo), sim doença, passei a ficar mt mais tranquila dum agnosticismo profundo e doloroso fui passando a uma crença num Deus Amigo, cuja presença eu curiosamente passo a sentir mais intensamente nos momentos de dor mais aguda, como que me pedindo para eu "aguentar", ter esperança, pk ainda ha algo para eu fazer neste mundo..Tb uma visao mais humanizada de Deus: um deus que passo a ver tb nos meus medicos, em cada gesto de Bondade, no seu Humanismo, no afinco em nos tratar e em nao desistir de nós.. um Deus tb que está em todas as pessoas BoAS QUE foram aparecendo na m vida, um Deus que está em tudo qto exale Bondade, simplicidade, humildade..

disse...

Minha querida, usa e abusa do teu blog, as tuas palavras são uma injecção de esperança, com a maior das realidades porque não escondes as dificuldades que cada uma de nós, ao deparar-se se sente um alien (acham que são as únicas a senti-lo...Os doces para já não foram prioridade nas conversas pq até ao ano passado nem o prato principal comia com toda a gente, à excepção do bacalhau. Este ano a vitória vai ser comer perú no fornoo...tenho o cheiro guardado na memória, e agora sinto força para para guardar a memória do paladar...não sei que doces vão haver, sei que tenho os meus sobrinhos comigo e que (sem saberem) vão ser a minha âncora..este vai ser um Natal diferente... e uma prova! eu andava a trabalhar nestas épocas pq fazia programas que assim o exigiam..chegava a casa com uma mesa farta e só a via a e à minha vontade de fugir dali..Sinto que este vai ser um Natal diferente.

Um Santo Natal para ti minha querida
e obrigada para sempre

disse...

Minha querida, usa e abusa do teu blog, as tuas palavras são uma injecção de esperança, com a maior das realidades porque não escondes as dificuldades que cada uma de nós, ao deparar-se se sente um alien (acham que são as únicas a senti-lo...Os doces para já não foram prioridade nas conversas pq até ao ano passado nem o prato principal comia com toda a gente, à excepção do bacalhau. Este ano a vitória vai ser comer perú no fornoo...tenho o cheiro guardado na memória, e agora sinto força para para guardar a memória do paladar...não sei que doces vão haver, sei que tenho os meus sobrinhos comigo e que (sem saberem) vão ser a minha âncora..este vai ser um Natal diferente... e uma prova! eu andava a trabalhar nestas épocas pq fazia programas que assim o exigiam..chegava a casa com uma mesa farta e só a via a e à minha vontade de fugir dali..Sinto que este vai ser um Natal diferente.

Um Santo Natal para ti minha querida
e obrigada para sempre

Inês Barros disse...

ADORO-TE! ÉS A MAIOR!