segunda-feira, 18 de abril de 2011

a rede

Sem rede e a tentar subir alto, alto...longe do chão, do fogo no chão do chão que desaparece assim que o pisas...
O medo, de não ter rede é o resultado da queda...de mais uma queda depois de cair tantas vezes... e magoa, cada pedaço...dorido, aleijado, sofrido...
E ninguém imagina, quando a gazela corre, o quando lhe custa erguer, saltar, para o pedaço de terra a seguir... ou a aterrar ou atrapalhar-se nas suas próprias patas e cair... ser atacada em vez de fugir ou atacar para sobreviver.
Hoje,
tirar-me-á a rede?
Vai deixar-me?
Sem perguntar é tudo aquilo que quero ouvir,
e uma esperança,
um nó,
um aperto profundo em que todos os órgãos se retorcem...
Hoje talvez espere os números de amanhã
E saiam,
em debandada do cenário de guerra aberta...
direi só que percebo,
que entendo,
chorarei depois...

16 comentários:

raioverde disse...

Não Té, ninguem te está a deixar ou a abandonar..esse é o sentimento provocado pela doença, de que nós estamos a desistir de ti..tb o disse a todos e a ultima pessoa a quem o disse foi à Drª Dulce Bouça. Esta, porém, sempre fiel à verdade, disse-me logo "nuca desisto de ti nem de nenuma doente, qdo mt voces desistem de mim e de si proprias, mas eu NUNCA DESIST de voces".. e qdo vim a ser internada testei esta verdade na pratica do internamento: assisti a casos dramaticos de meninas que diziam que a Drª^Dulce nao lhes ligava, tinha desistido..depois vinhamos a ver que nao tinha sido nada disse, que era a interpretaçao errada das palavras da medica que elas faziam pk estavam ainda dominadas pela doença..eu propria tb fui vitima dessa "distorçao na interpretaçao da realidade e de sentimentos" provocada pela doença, é tudo proprio da doença.. a médica nunca desiste, nós é que mtas vezes provocamos ao maximo para ver se desistem... PF Té para, pk eu nao vou desistir até que largues a doença!
Abraço

raioverde disse...

ah a "rede" nao está por de baixo de nós, não é exterior a nós, está dentro de nós mesmas..quando descobrires isso vais ver como a VIDA vale mesmo a pena!
bjs

disse...

Odeio ver a minha vida presa a números, dependente deles para poder continuar com apoio...
Eu tenho lutado, muito mesmo...voltei ao trabalho e tenho-o feito com a maior das convicções, e a par, tentado não perder tudo o que conquistei na minha "pausa"...agora parece que deitei tudo a perder, que fui mais uma vez fraca (a palavra que a mnha psi odeia e quase me "bate") Ela diz que uma pessoa fraca nunca procuraria sozinha ajuda aos 18 anos, nunca comportaria tudo "para não dar trabalho a ninguém...uma pessoa fraca não estaria no meu estado ali, com ela, a conversar...
Mas sinto mesmo que fui uma fraca, sinto mesmo que não sou capaz de dar mais quando tinha essa obrigação... Quero um prémio no euromilhões para poder ter um internamento prolongado...quero (por mais que aos médicos agora não faça sentido internar para aumentar)ser internada até chegar aos mínimos saudáveis para poder sair...quero, porque sei que sozinha não consigo...preciso de alguém que "saiba" ao meu lado...preciso de aumentar de peso sem ter a doença a boicotar tudo no dia a seguir...
No trabalho já notaram...até pq no verão e no alentejo, há mesmo dias em que não aguento as camisolas fechadas e compridas...
Sábado foi um choque para mim...uma pessoa com quem comecei a trabalhar há mt pouco tempo disse que me via mais magra desde que as gravações começaram...fiquei para morrer...e disse-me que sem eu ver tem reparado como n faço as refeições nos dias de maior stress e q eu n sou um E.T., preciso de comer cm tda a gente para aguentar aquele ritmo...saí e chorei... eu quero comer, comer de tudo, comer para viver...não sei como fazer, não consigo, não estou a ser capaz...

raioverde disse...

oh Té se eu nao te "largo" é pk eu tb era assim, nao conseguia parar com o "ciclo", a nao ser por "imposição"- pelo menos inicial- de alguem a quem confiasse totalmente as redeas da luta contra a doença...por isso te entendo mt bem e por isso te tenho pedido que invistas de novo em mais uma "pausa", mt a serio.. talvez num hospital como o HSM nao fosse má ideia, pelo menos foi a minha salvaçao. E era exactamente o que eu esperava, talvez de ja ter lido o livro da DRª Dulce "AN minha Amiga" em que ela fazia um retrato mt fiel do que era um internamento..sentia-me vigiada sim, mas isso dava-me mta protecçao e foi o resultado que se viu... tenta ver se a tua medica consegue isso, ou entao experimenta atraves de outra psiquaitra: Drª Dulce ou alguem qeu tenha feito parte da equipa dela, como a drª Jennifer Santos..agora é o vale tudo m querida!!
E se tiveres la um internamento de p ex 1 mes e depois fizeres o hospital de dia ja seria tão bom!! Ou até podem achar que basta o hospital de dia... têm la mtas alternativas a esse inferno em que vives!!!
bjs

esqueci a ana (ex-ana) disse...

salva-te. deixa salvarem-te.

disse...

"não se interna para aumentar de peso. o que se ganha perde-se depois" - foi a frase... e os próximos 15 dias são um plano que vou cumprir, vou salvar-me, tenho de me salvar.

raioverde disse...

Não sei de quem foi a frase Té? e tb nao sei exactamente se o teu peso é ou nao critico.. mas só queria que te lembrasses que o plano tem de ser acompanhado de mt repouso..isso deve ter-te sido dito..pk o exercicio, por minimo que seja, implica perda de calorias, coisa que nao pode acontecer neste momento de modo nenhum (sempre partindo do principio que o teu peso está mt baixo)!
bjs

disse...

imc 13,9. "autora" dra. Sónia...
Agora é cumprir, descansar quando tiver folga, não ser tão perfeccionista no trabalho...

Anónimo disse...

Té, desculpa, sei que te estou a "martirizar"..mas pf descansa mt..com esse imc as meninas no hospital nem podiam andar no corredor.. eu podia pk o meu era de 17,5, mas só podia mm andar o necessario e só fui autorizada a descer as escadas no utlimo dia.
bjs e mta força!
Raioverde (desculpa nao conseguir introduzir o meu nome mas é para nao ter que entrar no meu blog).
bjs

Anónimo disse...

olha e ja agora se algum dia te sentires mt aflite e precisares de ouvir mais alguem para alem da drª sonia (sei que custa mt mudar), não tenhas medo e ja sabes que ha sempre alguem que nao te vai salvar sem a tua colaboraçao, mas que pode fazer ver o Problema de outros prismas..
desculpa mas eu tinha de dizer isto, nao posso ver-te assim!!
RAioverde

disse...

Às vezes não sei até que ponto ela desistiu de mim...Pode ser a forma de ela me abanar, pode ser tanta coisa...ela diz que me vai continuar a seguir, seja com que peso for...e vai controlando com exames. tenho um ecg para fazer pq no ultimo o coraçao estava lentinho, e mil análises. vou tb repetir a densitometria... Já me passou pela cabeça mudar, mas para quê? as respostas não serão as mesmas? Eu descanso nos dias de folga, se bem que estou sempre a escrever, ao menos estou deitada/sentada...Acabou a consulta a dizer-me para não perder mais peso e estou a fazer tudo para ganhar, incluindo os suplementos que a nutri passou... de resto, só vendo o futuro, esperar que eu seja forte e que aguente...mas sinto-me profundamente sozinha...

raioverde disse...

Querida Té, só quis aleretar-te para o facto quando permanecemos mt tempo no mesmo medico e nao nos sentimos bem, temos o direito de mudar..é que ja notei que existem mtas meninas que têm receio de mudar para nao melindrar o medico, mas um bom medico, o que gosta verdadeirarmento do doente e que só se interessa pela felicidade dele, nao vai ligar a isso.
De "abanoes" percebo eu, pk a drª dulce antes de eu me decidir internar, qdo estava numa fase mt critica da doença, abanou-me e de que maneira..cheguei a sentar-me numa rua de lx a chorar desesperada... mas era a forma de me fazer encarar de frente a realidade da doença..tudo o que ela me dizia era para me fazer pensar nos perigos reais que eu corria na altura e hoje só tenho a agradecer as palavras certas na altura certa: pois tb quando estamos a dar pequenos passos, as palavras sao de incentivo e nao impoe a cura como objectivo imediato.. ela sabe mt bem acompanhar o nosso ritmo ..sabe como e quando usar as palavras certas..
bjs minha querida e agora faz sim por cumprir tudo o que a medica dzi. Eu acho que o escrever nao faz mal, pk no hospital era do que tb gostava imenso de fazer..mas pergunta sempre à medica.. falo só pela m experiencia.
Uma Pascoa calma e tranquila junto dos teus.

disse...

Tenho tanto medo...
E é bem verdade o que dizes sobre os problemas de mudar de médico. já o fiz, e foi a melhor coisa... Agora sinto-me mt bem c a dra sónia, mesmo quando ela é dura...sei que é para meu bem, para chamar pela minha parte lúcida que está cada vez mais apagada...
Vou estar a trabalhar nestes dias, nem domingo de páscoa tenho... vai ser gravar de manhã à noite...
Mesmo que tenha ficado triste com tudo o que ela me disse e que me fez pensar.."não vale a pena seres internada pq o peso que ganhares dps perdes outra vez". Eu não acredito nisto, mas marcou consulta para 15 dias dps, o que não faria qualquer sentido se ela estivesse a "desistir" de mim...
Ah, e já decidi! Este ano vou ter férias! a ultima gala é a 31 de julho e depois vou tirar uns dias para descansar sem pensar em trabalho. um beijinho e mt mt mt mt obrigada por estares aí e aqui dentro.

raioverde disse...

nao agradeças Té...faço-o porque ja passei e sei o quanto custam esses momentos a sós..faço-o por ti mas tb pk me sinto mt grata à minha medica e a Deus e a melhor forma de agradecer é ajudando-os a combater esta doença...
só sinto aí é que nao deverias poder trabalhar tanto, a tua médica sabe mesmo dos teus horarios? pf conta-lhe tudo!! mesmo pormenores que nao te pareçam importantes..
de resto o que interessa é sentires-te bem com ela.
bjs

raioverde disse...

obs: ah claro e faço o que faço tb porque existe uma verdadeira Amizade entre nós todas ja penso eu, mesmo que nem nos conheçamos.. esta doença torna-nos gera uma Amizade mt especial que nasce da cumplicade dum segredo que só nos entendemos e por vezes nem precisamos de mtas palavras para exprimir a nossa compreensao, basta a experiencia em comum da doença ...
bjs

disse...

Tens toda a razão minha Raio, o trabalho está muito difícil, as horas, os exteriores (estes dias de frio deitaram-me abaixo). Preciso de descansar, de parar...mas não consigo fazê-lo...parece que quanto mais custa mais tenho que mostrar que sou forte. ontem acabámos de gravar a meia noite e estava imenso imenso frio... tínhamos um carrinho para vir, e eu estava tão furiosa comigo que fiz o percurso a correr... nem sei como o fiz...fiz...