segunda-feira, 4 de julho de 2011

ALA II

Calma? (preciso de silêncio urgentemente)
Uma grita pelo "joão manuel dos santos silva". Repete, com cada vez mais raiva, cospe-se, abre a boca inteira a mostrar uns dentes de criança que faltam e os outros são pequenos demais.
deve estar nos 40. Uma injecção, apertada por mais três auxiliares, tanta gente e tanta força, para amarrarem a fragilidade de um corpo com uma cabeça tão determinada quanto louca.
Entra outra.
Para a minha frente... quis logo fugir, não quero conviver com elas, não quero ser parte do "grupo".
Entra outra, mal-criada. Pede o lanche...Graças a Deus.
"não vou vestir essas calças, não vou andar com a roupa do hospital."
"mas uma pessoa vem para aqui e não lhe dão lanche??? "- não vou partilhar contigo o meu iogurte, o meu pão nem a compota". Refilona, mal educada com o cabelo áspero que a tinta loira te deixou.
A tua cama, a tua mesa de cabeceira, o teu cacifo: "não pode mandar limpar isto tudo?
Está limpo...
Ridícula. Saio e não deixo a porta bater... 3 novas e deixam a minha ala mais completa do que estava.. gostava do vazio do silêncio que os comprimidos provocaram nas outras... era aí o meu minuto... acho que esperava sempre por ele para adormecer...
Este caos aumenta-me a pulsação. Este caos faz o meu cérebro gritar-me cá dentro FOGE!!!
Vou pelo corredor a criar a terceira fila. Ouço a Dra a dizer que vai tratar do internamento... atrás dela um pai cansado, cabelos brancos a balbuciar qualquer coisa que a filha manda calar... a conversa é terminada por ela: "não me chateies". Seguem à minha frente...ela com um andar arrapazado, um olhar misto de raiva e tristeza...mais raiva que tristeza...
Ainda não entrou, mas vai para perto das miúdas, como nos chamam...
Fujo a sete pés das amizades... fiz uma e acho que vai durar... entendemo-nos e não partilhamos o quadro do que nos trouxe aqui dentro. Talvez tenha sido só por isso. E por termos chorado juntas , fiz o nosso retrato, está na minha cabeça... e é incrível desenrolar novelos cheios de pó...
Das "outras": distância... na minha calma simpatia, percebem que não tenho paciência, nem preciso ter...
Aqui experimentei dar um berro a quem merece, sair sem dizer nada, fazer o que me apetecer ou não fazer absolutamente nada. Aqui tudo é permitido... mas as nossas regras são as mais difíceis de todas... Os outros, acham estranho, outros percebem, outros não querem saber, outros são como o mundo inteiro que nos olha com desdém: miudas caprichosas cujo-problema-se-trata-no-McDonalds.
Não me interessa nada... mas no meio deste caos ainda me perguntei o que estava aqui a fazer??
E sim, apeteceu-me entrar consultório dentro e pedir ALTAAAAAAAAA...
Subio o nível do nome desta ala com redes entre as escadas, cujo elevador se apanha à frente de uma porta com letras grandes: SHINDLER...à...é a marca dos elevadores.
Daqui a 3 dias passa um mês.
Tenho medo destas pessoas.

1 comentário:

Anónimo disse...

té, como sabes ando ausente da net por motivos de saude que nada têm a ver com a dca, mas pf nao te zangues com as nossas companheiras da ala II!!passei pela mesma ala, cheguei mesmo a pedir a alta por nao aguentar mais pessoas com doenças mentais que eu dizia perturbarem o nosso descanso, um dia eu tentava ajudar uma doente a comer, e ela atirou-me o tabuleito à cabeça que por pouco nao me feriu, outra bastante forte devido aos medicamentos queria vestir as nossas roupas como se alguma vez coubesse nelas!! ali "o mundo gira ao contrario", mas o estar, o conviver, interajudar, o amar aquelas pessoas tao doentes quanto nós foi por demais enriquecedor em termos humanos...acredita! Claro que foi preciso a Drª Dulce mo dizer, me explicar que sao pessoas tao doentes qaunto nós, qeu depois de medicadas ficam bem e que se eu quisesse pdeir a alta estava à vontade pk o objectivo do meu internamento até estava atingido, mas eu é que sabia o que iria perder se saisse antes do tempo... e quanto ao nao dormir, olha se nao dormisse durante a noite tinha o dia todo para dormir..e assim fui-me habituando e criando Amizades verdadeiras com pessoas sofridas mas mt verdadeiras tb..
vá, tem calma..
bj e fica o mais que puderes, aí é o trampolim para a Vida!!
AB/raioverde