terça-feira, 8 de novembro de 2011

Interromper.
A rotina deserta, o olhar compassivo, a atitude prosódica, milimetricamente rezada, conhecida em ritmo, desconhecida no conteúdo verdadeiro porque, de aprendido, muito pouco escutado. Interpretação zero. Olhar embaciado, brilho ausente, intenção e emoção roubadas pela obrigação.
A estagnação de horas a mais que um dia inteiro, horas inteiras de espera... desesperada na vergonha da resposta que se esperava, conhecer mais cedo...
O telefone não toca e a resposta não chega.
E a interposta reacção é já certa... anulada só pela ausência da questão premente.
Ela disse que não se desiste, que não faz sentido desistir enquanto houver uma vida pela frente que pode ser vivida de maneira diferente... tem a sua questão arrumada mas que de nada serve se quem tiver de decidir deixar este futuro nas mãos de quem desaprendeu a andar.
E ela, a de todas as semanas disse logo, também, que a sua razão era desperta demais para deixar passar em branco um futuro que pode não chegar a ser...
Mas mais uma vez de nada serve a conclusão, de nada serve a vontade de pegar o futuro nas mão de quem não sabe atravessar a tábua com o cuidado suficiente para não cair e oferecer a carne aos devoradores...
Quem tem a palavra faz-se de surdo e o futuro encurta-se. Quem tem o poder de decidir interessa-se antes pelo castigo de quem já teve as suas hipóteses... como um réu que repete o crime... só que em vez da repreensão e da detenção, é deixar ao vento... que o vento magoa quando sopra forte demais e pode ser que alguma coisa lhe quebre a cabeça e que esta avance noutro sentido... chamar-lhe-ão negligência.

6 comentários:

Anónimo disse...

um bj... tou sempre aqui.. nao estás sozinha nessa tua incompreensao de ti pp. Mas nao quero nunca que te acomodes a ela, que pares um pouco para descansar do fardo tudo bem, mas depois reergue-te com aquelas forças que so nos sabemos que temos e volta a caminhar..
força!

raioverde disse...

desculpa nao ter ficaod identificada na msg anoterior: sou a raioverde.bjs

disse...

Querida raio,
que saudades tuas...
Esta interrupção não é parar, pelo contrário... está a ponderar-se que "volte". e hoje tenho a resposta...

raioverde disse...

eu estou sempre por perto, mm que nao fale nunca me esqueço de ti nem de ninguem..
a partir do momento em que sei que vcs ficam em boas maos fico mt mais tranquila, pq isso é meio caminho andado, o outro meio depende de nós claro..
obs. tenho andado a sofrer mt porque meu namorado (bipolar) resolveu romper cmg sem me dar qq explicaçao plausivel.. e numa altura em que minhas doenças todas (neurologica, rara) me atrapalhavam tanto..mas enfim..
´daí estar mais silenciosa, desculpa.
bjs

disse...

Nem penses em pedir-me desculpa do que quer que seja...
Estou sim, já, boas mãos, embora com todos os medos que conheces... o 1º dia é sempre mais duro, o sentimento de estar de perdida, o medo de falhar novamente... mas aqui pedem-me que os ajude a ajudar-me, porque o meu "tenho de ser eu" não vale... isso é o que dizem lá fora... claro que tenho de ser eu mas com a sua ajuda, ou, palavras deles "não estariamos cá a fazer nada...". Um grande beijo amiga, com tudo o que estás a passar precisas de força, mas com tudo o que já ultrapassaste acredito e tenho a ceteza, que a tens! és uma vencedora, uma raça rara, que admiro imenso!

Anónimo disse...

fico mt feliz té pela tua garra!! é mesmo assim que se caminha, desarmando de vez em qdo, mas logo de seguida retomamos a luta para um dia lhe dizermos um adeus final!
sim obrigada pela força, aceito o teu abraço que bem preciso! mas sabes que mais uma vez foi mt importante estar "curada" da doença na altura em que ele me abandonou. assim nao ficam sentimentos de culpa da m parte: se fosse dantes, como chegou a acontecer no passado, iria sempre sentir que a dca justificava o abandono e mt mais..agora nao, abandonou por motivos que nao sei, mas nunca pela dca e isso é mt importante para nós..mais um motivo para te libertares tb: para nunca mais na vida te sentires CULPADA por tudo o que acontece à tua volta e assacar apenas as responsabilidades que nos devem ser assacadas e nada mais.
bj e mta força sempre
AB/raioverde